Não é fácil saber como conciliar trabalho e vida pessoal. Aproximadamente 30 trilhões de dólares seriam acrescentados à economia global nos próximos 7 anos se mulheres e homens tivessem igualdade econômica plena, em todos os países do mundo. Os dados são da McKinsey Global Institute.

Ainda que estejamos engatinhando na corrida contra preconceitos de gênero, as mulheres já reúnem conquistas importantes. Algumas das informações compartilhadas pelo governo brasileiro revelam que, em 2016, a ocupação feminina no mercado de trabalho nacional foi de 44%. Em 2007, a média era de 40%.

Pouco a pouco, garantimos nosso lugar ao sol e aproveitamos a onda do feminismo para exercer toda a nossa liberdade. Existe, porém, uma questão relevante! A vontade de provar que temos a mesma competência, em ambientes altamente machistas, muitas vezes, nos leva a superar os limites - algo que, consequentemente, dificulta o entendimento de como conciliar trabalho e vida pessoal.

Nós, da Páprika, compreendemos que uma rotina corrida e repleta de compromissos pode tirar a sua atenção de cuidados básicos, como a sua saúde - física, mental e emocional.

Por entendermos as necessidades da mulher moderna e querermos mostrar que é possível, sim, ter noções de como conciliar trabalho e vida pessoal, criamos o post de hoje. Para te provar que se pode alcançar o equilíbrio, de forma saudável e prazerosa.

Afinal, como conciliar trabalho e vida pessoal? 

Mantenha a organização

Primeiramente, planeje-se! Antes de riscar qualquer item da sua lista de afazeres, tenha a visão geral das tarefas previstas para os próximos dias. O ideal é manter um cronograma semanal.

Seja através de algum aplicativo, da agenda do Google ou dos bloquinhos de anotações, desenhe a sua rotina. Escreva tópicos sobre tudo o que precisa ser feito em cada um dos dias, adiantando prazos, lembrando de possíveis compromissos não rotineiros e deixando uma brecha para quaisquer eventualidades.

Depois, organize-se para cumprir todos os tópicos da sua lista. Este também é o momento de acrescentar itens pessoais aos afazeres. Ou seja, horário para fazer as unhas, correr no parque, ir ao supermercado e à ginecologista também merecem espaço na programação. Inclua-os sempre!

Delegue tarefas

Temos a tendência, como mulheres, de “abraçar o mundo”. Portanto, contar com os colegas de trabalho e também com as pessoas que moram com você é o ponto crucial de como conciliar trabalho e vida pessoal sem dar chance ao stress.

Delegue tarefas, peça ajuda e estabeleça suas prioridades. Reconheça o fato de que não é possível agradar a todos. Por mais que você se esforce, a fim de desempenhar inúmeras funções e concluí-las com louvor, não existem milagres.

Solicitar auxílio e trabalhar em equipe, dando autonomia às pessoas que podem contribuir positivamente com a conclusão das atividades previstas, não é uma opção. Para as que querem manter-se sãs, isso já virou obrigação!

Separe os ambientes

Às vezes, é complicado! Mas, tente o máximo que puder: não leve trabalho para casa, nem questões de casa para o trabalho. Pense que o lar é seu santuário. Ainda que você divida seu tempo com uma família numerosa ou more sozinha, misturar o lado profissional e o pessoal pode se tornar uma bagunça enorme.

Quando perceber, seus clientes já estarão enviando mensagens via WhatsApp no meio da noite. E você estará respondendo e-mails, enquanto assiste à sua série favorita na Netflix. Não, não e não!

Use as dicas do primeiro tópico para criar uma estratégia que faça com que cada coisa permaneça em seu lugar. Sim, às vezes é complicado mudar um comportamento de forma repentina. Neste início, desligue o celular ao deixar o ambiente de trabalho, se for preciso. Faça uso de 2 chips, coloque o aparelho em modo avião, “esqueça” o smartphone quando estiver em casa. Você escolhe a opção.

Tome medidas extremas e mantenha a sua programação. O seu tempo na academia é tão importante quanto aquela reunião com o cliente. Afinal, sua vida também é prioridade.

Reserve um tempo para você 

Ainda que o assunto esteja intrínseco em todos os outros itens, não custa reiterar: você é importante! Ou seja, seus hobbies e demais atividades são indispensáveis para uma rotina saudável e agradável.

Tenha um tempo na agenda para se dedicar exclusivamente a você, não importa a maneira como pretende usá-lo. Algumas mulheres saem para correr, outras vão ao cinema. Existem também aquelas que preferem ler um livro, meditar, escutar música, abrir um vinho.

Faça mais por você! Não há problema nenhum nisso. Muitas vezes, saber como conciliar trabalho e vida pessoal é apenas uma questão de planejamento.

Sim, há semanas caóticas, compromissos inadiáveis, obrigações, burocracias e muito mais. Porém, felizmente, existem também pores- do- sol coloridos, bichos de estimação, amigos, livros, romances e uma infinidade de possibilidades indispensáveis para a nossa saúde.

Dar uma passadinha no blog da Páprika, inclusive, pode ser uma ótima forma de pausar o dia por alguns minutos - antes de assumir novas responsabilidades.

Aproveite para nos contar, nos comentários, o que você faz quando precisa tirar um tempo para si mesma e ajudar nossas demais leitoras a balancear as duas rotinas. Carpe diem!