Chegou a época de tirarmos as peças mais pesadas do armário e desfilar por aí, e nada melhor que os lenços como um complemento que aquece e traz aquela pitada essencial de charme para qualquer look. No entanto, você sabe como usar lenços

Os lenços foram as estrelas dos últimos desfiles de moda, revelando-se uma das principais tendências para a próxima estação. O acessório voltou com tudo para a mira dos estilistas mais renomados, e já é item obrigatório nos próximos meses. Nesta temporada, diversos tipos de amarração para lenço marcam presença. 

Um acessório versátil, que permite ser utilizado de diversas maneiras, passa a ser usado não mais somente no pescoço, como complemento de looks básicos. Mas, também, ao redor da cintura - substituindo, com graça, o tradicional cinto - ou preso às bolsas - dando um ar vintage e oferecendo um ponto de contraste à produção. Confira, abaixo, algumas ideias sobre como usar lenços no visual do dia a dia. 

Como usar lenços no pescoço

 Seja em dias mais frios ou em temperaturas mais amenas, lenços amarrados no pescoço são itens atemporais. Não somente servem para nos manter aquecidas, como também transformam o visual, deixando-o mais elegante, romântico e estiloso. 

Tecidos leves, como seda ou cetim, ficam ótimos quando dobrados em tiras e apertados com nós únicos - sem muita sobra nas pontas. A combinação vale até mesmo com jeans e camisetas. Se quiser ousar um pouco mais, acrescente boina ou boné para ocasiões mais descoladas. 

Quando o clima for mais rigoroso, modelos mais amplos e quentes são uma boa pedida, e confortam tanto pescoço quanto a região do tórax. Você pode simplesmente enrolar a peça, deixando que ela tenha um caimento mais natural, ou então trabalhar amarrações diversas. 

Alguns itens, por terem o formato quadrado, quando são dobrados ao meio, formam um triângulo que fica lindo posicionado na parte frontal do corpo. Use e abuse dessas peças!   

Como usar lenços na bolsa

Investir em lenços amarrados nas bolsas é uma forma discreta de mostrar ousadia. Nos modelos menores, com abertura por aba frontal, coloque o lenço na horizontal, abraçando toda a bolsa e finalizando com um nó ou laço. Outra maneira é cobrir a alça inteira, enrolando o lenço do início ao fim. A dica vale para peças firmes. 

O resultado? Visual moderno e criativo, que consegue deixar as bolsas ainda mais charmosas. Na dúvida, utilize os tipos de amarração de lenço na lateral da alça. Não tem erro e deixa um clima despretensioso. Ah, vale lembrar que os tecidos mais leves ficam melhores para a aplicação em bolsas! 

Como usar lenços na cintura

Cansada dos mesmos cintos? Para looks mais casuais, pegue um modelo colorido e vista-o com calça jeans e camiseta básica. Amarre-o como um cinto, dando o nó no final e deixando as pontas caídas. Se quiser uma pegada mais imponente, adicione scarpin, sandália ou bota de salto e troque a camiseta por uma camisa lisa. A combinação vai bem com calças retas de modelo social e cós alto. Você pode combinar a cor do lenço com os sapatos, com a blusa ou com algum outro acessório. 

Looks com vestidos retos pedem por acessórios, e os lenços são perfeitos para fazê-los de cinto. Dobre-os em uma tira e amarre na lateral ou nas costas. Afinal, não é fácil reutilizar peças do nosso armário para criar looks exclusivos e acessíveis? As opções são inúmeras! 

E o melhor é que lenços podem ser usados por mulheres de todos os estilos, em diversas ocasiões. Cuidado apenas para não misturar estampas ou tornar o visual pesado demais. Tenha o item como seu aliado, seja como papel coadjuvante ou posição central na estrutura do look. Para apostar na segunda opção, mantenha-se mais sóbria nas roupas e deixe-o brilhar sozinho. 

____ 

Quais dessas combinações de como usar lenços você já coloca em prática? Para saber quais são as próximas tendências da moda, fique sempre de olho no blog da Páprika! Contamos com as suas opiniões, sugestões e toques fashionistas aqui nos comentários ou também em nossas redes sociais. Até o próximo post!