Cada mulher tem um tipo físico diferente, com suas particularidades e belezas próprias. Quando você conhece suas formas e curvas, você aprende como valorizar o que mais gosta no seu corpo e se sente mais bonita e confiante. Não precisa ter medo! Não existe certo ou errado quando falamos de estilo ou peças. O que muda é o que você escolhe valorizar ;) 

Primeiro, é necessário encontrar em qual grupo seu tipo físico melhor se encaixa. Eles são cinco: pêra, ampulheta, retângulo, triângulo invertido e oval. Olha só: 

TIPO FÍSICO: Veja quais são! 

Pera 

Se você tem o ombro e a cintura mais estreitos que o quadril, o seu tipo físico é o pera, também conhecido como triângulo. Valorize o colo e a cintura e chame menos atenção para a parte de baixo, o ideal é usar peças com mais volume e destaque na parte de cima, como blusas levemente acinturadas, não muito compridas e decotes como o canoa, redondo ou ombro a ombro. Também aposte em blusas com texturas, babados, estampas e que tenham mangas com volume ou detalhes, como a Bata Brisa.  

Para parte de baixo o melhor é usar peças mais discretas, como calças retas ou flare e saias em tecidos leves e com modelagem evasê. Vestidos com cintura alta ajudam a deixar a silhueta mais equilibrada, opte por casacos acinturados e com lapelas mais largas. A seleção Páprika para o tipo físico pêra é: Blusa Bardot, Calça Plage e Vestido Sunny

Ampulheta 

Para as mulheres que tem o biotipo ampulheta, com a cintura fina e as medidas do busto e do quadril parecidas, o ideal é valorizar as curvas naturais do corpo. Os vestidos devem acompanhar a silhueta e deixar suas formas em evidência. O Vestido Sailor é um ótimo exemplo. 

 As blusas justas e acinturadas também são a melhor escolha, além dos decotes que destacam o colo! Casacos com faixas ou cintos também deixam as proporções mais equilibradas. Na parte de baixo, a cintura pode ser mais baixa e os cortes podem ser retos, flare ou skinny. As saias lápis caem muito bem nesse tipo físico. A seleção Páprika para o tipo físico Ampulheta é: Vestido Havana, Saia Montserrat,Calça Glow e Blusa Vichy.

Retângulo

Se você é do tipo retângulo, ou seja, tem a largura dos ombros, quadril e cintura parecidas e não possui muitas curvas, o melhor é escolher uma parte do corpo para destacar. Use linhas curvas e acinturadas, como evasê, peças com volume ou estampas horizontais. Por exemplo o Vestido Nautique.  

Batas e túnicas com decote V são boas opções de blusa, ainda mais confeccionadas em tecidos fluidos e leves. Na parte de baixo, use calças com cós mais baixo e com pernas retas ou mais sequinhas, as saias evasê são ótimas para esse tipo físico também. Para os vestidos, os ideias são os transpassados e os com recorte abaixo do busto. A seleção Páprika para o tipo físico retângulo é: Bata Belle, Calça Joy, Vestido Marina e Saia Joy

Triângulo Invertido

Você possui o tipo físico triângulo invertido se seus ombros e costas são mais largos que o quadril, estilo nadadora. Ao contrário do pêra, o ideal é dar destaque à parte de baixo, com calças e saias com mais volume e estampas, como a Calça Angra Estampada. Isso vai causar um equilíbrio visual com a parte de cima do seu corpo. 

Quando escolher blusas e casacos, pense em modelos mais discretos. Decotes estreitos, em V ou em U, mangas soltas e mais largas e blazers com lapelas mais estreitas ou casacos sem lapela. Na parte de baixo é que você pode investir em tecidos, modelagem e estampas diferente, como sais rodadas e de tecido encorpado. Vestidos podem ser com cava americana e com faixas no pescoço. A seleção páprica para o tipo físico triângulo invertido é: Saia Empire, Pantacourt Shine, Casaqueto Joy, Saia Saline e Blusa Aimê

Oval

Quem tem o tipo físico oval possui a largura da cintura maior que a largura dos ombros e do quadril. O ideal para esse tipo é alongar silhueta, usando peças que marquem a cintura e destaquem o colo e as pernas. Um exemplo é o Vestido Lea Estampada, com cinto. 

 As blusas mais alongadas e soltinhas, não muito curtas, são ótimas opções principalmente em tecidos leves. Decotes em V e U que tenham detalhes são ótimos para chamar atenção para a parte superior do busto. Os casacos também devem ser mais acinturados, com lapelas estreitas. Evite botões duplos, eles causam volume desnecessário nessa área. As calças podem ser mais estreitas ou retas e cores escuras favorecem. Os vestidos transpassados são perfeitos e escolha estampas com movimentos verticais, pensando em alongar a silhueta. A seleção Páprika para o tipo físico oval é: Vestido topázio, Calça Montana Hendrix e Colete Spirit.  

Mas uma dica que vale para todos os tipos físicos é: invista em peças com um bom corte e modelagem. Isso valoriza qualquer silhueta ;)